SOBRE

FDA Cursos buscou na mitologia grega sua inspiração. FDA deriva de Fio-De-Ariadne. Bem como FDA também significa Foco, Determinação e Ação – elementos essenciais para alcançar resultados, para o heroi cumprir sua jornada, vencer o minotauro e liberar sua cidade do julgo de Creta.

A cidade de Atenas havia sido derrotada por Creta e obrigada a sacrificar quatorze jovens todo ano, que eram lançados para o interior de um labirinto onde habitava o minotauro. Até que o heroi Teseu recebe a ajuda de Ariadne, filha do rei Minos, para com um fio penetrar até o interior do labirinto, vencer o Minotauro e retornar em segurança.

Teseu e o Minotauro

A FDA Cursos buscou a inspiração que mais representasse sua proposta de ser o elemento facilitador no processo de o herói, o cliente, alcançar suas metas e realizar seu potencial. Então, bebemos nas fontes da mitologia grega para acessar a energia que aflora do mais íntimo da natureza humana, por meio de metáforas.

A Ariadne, filha do soberano Minos, de Creta, e de Pasífae, se oferece para ajudar Teseu, descendente do rei Egeu, de Atenas, e de Etra; o herói logo demonstrou nobreza e firmeza de ânimo em sua jornada de liberar Atenas de seu tributo a Creta. O Minotauro, ser meio homem, meio touro, ocupava o labirinto edificado por Dédalos e anualmente recebia sacrifícios humanos (7 rapazes e 7 moças), vindo da terra natal de Teseu.

A estrutura labiríntica fora criada no Palácio de Cnossos, com vários caminhos enredados, de tal forma que ninguém seria capaz de deixar seu interior depois que houvesse nele entrado. Mas Ariadne oferece a Teseu uma espada para ajudá-lo a lutar contra o monstro, e o famoso Fio De Ariadne, que o guiaria de volta ao exterior.

Teseu é símbolo heroico do que há de melhor no ser humano enquanto o Minotauro é símbolo do que há e prefere-se deixar de olhar em si, mas constantemente se observa e se condena nos outros.

O Minotauro representava para os gregos a parte animal indomável do ser humano. Ele é vitima de seu destino, historicamente, tem-se sentimentos divididos entre temor e compaixão, onde o desconhecido e o fatídico atuam, configurando algo essencialmente humano por ser apresentado como uma caricatura associada a um touro, o lado animal também humano.

O labirinto é também um símbolo de iniciação aos mistérios da existência humana, da natureza e do universo. A jornada interior é igualmente importante como a exterior, diz-se que sem uma a outra perece.

Para citar o mestre da guerra Sun Tsu: “Não conhecer nem a si, nem ao inimigo a derrota é fatídica; conhecer a si, mas não ao inimigo, ou inversamente, conhecer ao inimigo, mas não a si, a derrota e a vitória estariam equilibradas; e finalmente, conhecer a si e ao inimigo, a vitória é certa”, ou seja, conhecer a si mesmo é o fator decisivo para vencer os desafios que a vida nos apresenta.

Assim, o labirinto é símbolo da jornada interior. O herói Teseu representa cada um que entendeu que decide por olhar para si e superar aquilo que incomoda e nem sempre é percebido como nosso. Então, o enfrentamento do herói e do minotauro é em si o processo em que nos encontramos frente a uma meta e a limitações que nos impedem de alcançá-la.

O herói corajoso, ainda assim contou com a ajuda de Ariadne, filha mais velha do Rei Minus. Com um novelo de lã e engenhosidade, Teseu cumpre sua meta, vencer o Minotauro, lado oculto de sua própria natureza.
Inspirando-se no mito do Teseu e Ariadne, consubstanciamos nosso propósito em criar a FDA – Fio-de-Ariadne Cursos. Elencamos abaixo nossas metas e valores e ensejamos que possamos ser, além de um exemplo de organização que aprende (referência aos ensinamentos de Peter Senge), uma fonte de sinergia para que nossa equipe e nossos clientes formulem metas e as alcancem com eficácia.

Nosso cliente e seus resultados são nossa propaganda mais significativa. Formamos um grupo empreendedor e dinâmico, focado em resultados mensuráveis e com as mais refinadas tecnologias para superar limitações ou fraquezas e potencializar recursos e forças.

Nossas premissas:

1) Entendemos o cliente como o herói que tem todos os recursos, a FDA Cursos favorece que eles sejam potencializados e plenamente acessados;

2) Entendemos os fatores internos ou externos, que dificultam a realização de metas (pessoais ou profissionais) como um reflexo daquilo que em nós ainda não foi percebido. Assim, a FDA Cursos favorece o processo de formular e alcançar metas e continuá-lo em segurança. Procuramos possibilitar que na jornada do herói e na obtenção seus resultados tudo ocorra na medida que agrada ao cliente.

3) A situação atual e sua distância para o que se deseja é identificada com precisão por meio de tecnologias, como a PNL, o Coaching Sistêmico e as Constelações Familiares. Essas tecnologias também apoiam o processo de construção e alcance das metas, seja por liberar impedimentos pessoais ou sistêmicos, seja por identificar os passos e evidências de estar-se aproximando do objetivo.